Coceira nos olhos: quais são as possíveis causas?

Se a sua coceira nos olhos não está sendo causado por um fio de cabelo ou “cisco”, muita atenção! Talvez o problema seja mais grave.

Com a chegada do verão, é comum ocorrer uma série de problemas que podem ser causados pelo clima seco ou por infecções contagiosas.

Além de incomodar, continuar coçando os olhos pode levar ao desenvolvimento de ceratocone, uma doença que afina a córnea e prejudica a estrutura do olho.

Para te ajudar a identificar o problema, nós aqui do Hospital de Olhos Curvelo separamos as possíveis causas para a coceira nos olhos, com sintomas detalhados e dicas do que fazer em cada caso.

Confira!

 

Síndrome do olho seco

A síndrome do olho seco acontece quando a lubrificação própria do olho é prejudicada, seja por fatores externos, como o tempo seco e ar condicionado, ou fatores como problemas nas pálpebras ou glândulas lacrimais.

Sem lubrificação, a córnea fica seca e sintomas como a coceira podem aparecer. Essa condição muitas vezes é crônica e precisa ser tratada constantemente. Em outros casos, pode ser agravada ou surgir no verão.

Principais sintomas: secura, vermelhidão, coceira, ardor, sensação de corpo estranho ou “areia” e produção excessiva de lágrimas, etc.

O que fazer: utilizar lágrimas artificiais para manter o olho lubrificado, compressas de água morna, evitar o uso de ar-condicionado, se hidratar e procurar um oftalmologista para o diagnóstico e descoberta de possível caso crônico.

 

Conjuntivite

A conjuntivite, especialmente no verão, é uma das causas mais comuns da coceira excessiva nos olhos.

Ela normalmente precisa ser tratada com o uso de colírios e, por isso, deve-se consultar um oftalmologista.

Principais sintomas: inchaço, coceira, vermelhidão e secreções brancas ou amarelas.

O que fazer: procure um oftalmologista o mais rápido possível para a indicação do tratamento mais adequado para cada tipo de conjuntivite.

A conjuntivite pode ser contagiosa e, por isso, é preciso evitar tocar nos olhos e ficar em contato próximo com outras pessoas.

 

Alergia

As alergias podem ser causadas por diversos fatores como poeira, pelos, fumaça e pólen e podem se desenvolver para um quadro de conjuntivite alérgica.

Para identificar se esse é o motivo da sua coceira, tente lembrar se você teve contato com algum agente que pode ter sido o causador da alergia.

Principais sintomas: coceira, vermelhidão e lacrimejamento.

O que fazer: procure um oftalmologista que vá indicar colírios lubrificantes para reduzir o desconforto e aliviar a irritação.

 

Cansaço ocular

O cansaço ocular é um problema frequente na atualidade devido aos longos períodos em frente à tela do computador, TV e celulares.

Por obrigar os olhos a focarem em objetos próximos por muito tempo, é preciso um maior esforço dos nossos olhos e esse é o causador do problema.

Principais sintomas: dor de cabeça frequente, dificuldade para se concentrar, sensação de olhos secos, irritação ocular e coceira.

O que fazer: faça pausas regulares, focando em objetos que estejam a uma distância maior do campo de visão, pisque repetidamente para aumentar a lubrificação natural e tente diminuir o tempo em frente a eletrônicos.

 

Terçol

O terçol ou “bonitinho” acontece devido à obstrução e inflamação/infecção de uma glândula do olho.

Principais sintomas: vermelhidão, coceira, pus e “carocinho” ou protuberância na pálpebra.

O que fazer: agendar uma consulta com um oftalmologista para a indicação de medicação e realizar compressas quentes para o alívio dos sintomas.


VEJA TAMBÉM

Continue navegando no nosso blog. Separamos alguns artigos que podem ser do seu interesse:

Compartilhe esse Post!

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Outros Posts

Menu