Saiba como as lentes falsificadas afetam sua visão.

Estamos no auge do verão! A incidência do sol é maior nessa época e, junto a isso, as vendas e o uso dos óculos de sol também aumentam.

Que é perigoso usar óculos falsificados não é novidade para ninguém, mas você sabe o porquê e como essas lentes falsificadas afetam sua visão?

É disso que iremos falar no conteúdo de hoje. Continue a leitura abaixo.

Fique atento aos perigos!

A finalidade dos óculos é corrigir problemas de visão relacionados a erros de refração e, no caso dos óculos de sol, proteger os olhos da radiação ultravioleta (UVA e UVB), que pode ser muito prejudicial à saúde.

Mas como esses acessórios passaram a fazer parte do cotidiano de muitas pessoas como um acessório estético, a proliferação de óculos falsificados tomou conta e muitas pessoas acabaram desistindo dos originais e compraram lentes falsificadas.

O que muitos desses consumidores não sabem é que em vez de proteger os olhos, os óculos falsos podem causar ainda mais danos à visão.

Quais são os riscos do uso de óculos de sol falsos?

Óculos de sol em versões falsificadas, além de não proteger os olhos da radiação ultravioleta, também provocam a dilatação das pupilas, como acontece em ambientes escuros.

E a soma desses dois fatores contribui para a ocorrência de algumas doenças oculares.

Isso porque com as pupilas dilatadas, os raios solares penetram nos olhos em maior quantidade e com mais facilidade, aumentando o risco de queimaduras na retina — camada sensível à luz localizada no fundo dos olhos — e criando condições ideais para o desenvolvimento do pterígio e aumento do risco de catarata.

E os óculos de grau falsificados?

No caso dos óculos de sol, o uso indiscriminado de acessórios adquiridos em camelôs pode trazer consequências ainda mais graves. Além da má qualidade dos produtos, um dos principais perigos da utilização deste tipo de óculos é que ajudam a mascarar problemas de visão mais graves.

Em geral, uma pessoa que compra óculos de grau deliberadamente é uma pessoa que não vai a um oftalmologista para uma avaliação detalhada da saúde ocular. Esse descuido faz com que patologias oculares silenciosas se desenvolvam sem serem descobertas, como é o caso do glaucoma, doença cujos sintomas são silenciosos.

Além disso, modelos de baixa qualidade não fornecem uma imagem bem ajustada — seja por desnível das lentes ou por adaptação inadequada ao rosto — causando maior cansaço visual devido ao esforço de ajuste da imagem.

Então como escolher óculos de qualidade?

Além de bloquear os raios gama, as lentes de óculos de alta qualidade também devem ter um certificado de garantia de proteção contra radiação UVA e UVB.

Eles também devem ter o formato e a refração corretos para que não causem alterações na visão ou prejudiquem a saúde dos olhos.

O primeiro passo para comprar óculos de qualidade é uma consulta com um oftalmologista. O especialista determinará primeiro se a correção da visão com óculos é necessária e o grau ideal das lentes.

Agende sua consulta com oftalmologistas do HOC!

Em Curvelo, você pode contar com o único Hospital referência em Oftalmologia de toda região, o Hospital de Olhos Curvelo.

Temos uma equipe médica especializada, com equipamentos de alta tecnologia. Clique abaixo e agende sua consulta e exames.

https://coc.agendamento.medplusweb.com.br/agendamento

Compartilhe esse Post!

Outros Posts

Menu