Síndrome de Down e Visão, entenda essa Relação.

Síndrome de Down e Visão, entenda essa Relação Hospital de Olhos Curvelo

 

Os problemas de visão podem ser mais frequentes em crianças com síndrome de Down, elas têm uma tendência maior a desenvolver algum tipo de problema relacionado aos olhos.

Dentre estes problemas podemos destacar estrabismo, blefarite (inflamação nas margens das pálpebras) e, às vezes, nistagmo (movimento rápido dos olhos).

A catarata também é um dos problemas. Cerca de 3% de bebês que nascem com síndrome de Down podem apresentar catarata congênita sendo necessário identificar esta condição o mais rápido possível. Pois, caso a catarata não seja tratada precocemente, pode desencadear perda visual importante na criança.

O procedimento é realizado, geralmente, através de uma cirurgia por um oftalmologista pediátrico. Após a operação, é necessário usar óculos para que haja a correção apropriada. Isso garante uma visão adequada à criança.

Outra doença que também pode acometer as pessoas com síndrome de Down é o Ceratocone, que ocorre em média de 2% a 7% nos indivíduos com a trissomia 21.

As crianças que possuem síndrome de Down podem aprender com mais facilidade a distinguir informações visuais. Desta forma qualquer um dos problemas de visão podem impactar fortemente no seu desenvolvimento.

É recomendado realizar exame oftalmológico anualmente durante toda a infância.

A maioria destes problemas podem ser corrigidos com uso dos óculos da maneira correta. Fique atento para que os óculos se adaptem bem ao rosto da criança, principalmente sobre o nariz e orelhas.

No início, caso a criança se recuse a usar os óculos, pode ser amarrado um elástico nas hastes, passando por trás da cabeça. Isso ajuda para que os óculos não saiam do lugar. Outra coisa importante é manter os óculos sempre limpos. Isso auxilia a criança a ter a percepção de que o mundo fica mais “nítido” quando está com os óculos.


Gostou deste conteúdo? Então compartilhe e fique por dentro de todas as novidades através de nossas redes sociais!

Compartilhe esse Post!

Outros Posts

Menu