O que fazer em casos de traumas oculares?

O que fazer em casos de traumas oculares?

O que fazer em caso de traumas oculares?

Trauma ocular é o nome da condição causada por quaisquer acidentes com os olhos, como pancadas, perfurações e queimaduras. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a cada ano, cerca de 2 milhões de pessoas ficam cegas no mundo em decorrência de traumas oculares.

Essa é uma situação com a qual não contamos no dia a dia; ninguém sai de casa se preparando para o que acontecer em caso de trauma ocular. Porém, como tudo na vida, isso também pode ocorrer quando menos esperamos – e, por isso, a possibilidade requer cuidados.

Dentre os principais, está saber o que fazer em caso de trauma ocular. Onde ir? Que especialidade buscar? A resposta é: tudo vai depender do acidente sofrido.

Cuidados no pós-trauma ocular

Ao acontecer algum acidente que envolva a área dos olhos é natural que a própria pessoa, ou quem estiver por perto, queira mexer na região para tentar aliviar um pouco a dor. Contudo, isso não é o mais indicado.

O ideal é levar o paciente ao hospital para ser tratado por um profissional da oftalmologia. Até que esse socorro seja prestado, existem ações de primeiros socorros que vão ajudar a preservar a integridade ocular.

São elas:

  • Caso use lentes de contato, o ideal é removê-las;
  • Certifique-se de que as mãos estão limpas e desinfetadas antes de tocá-las nos olhos;
  • Jamais esfregue ou faça pressão na região;
  • Não aplique pomadas, outros medicamentos ou soluções caseiras;
  • Colírios também devem ser evitados, já que eles podem provocar piora na lesão;
  • Em casos de contato com substâncias química, como álcool e acetona, lavar abundantemente em água corrente;
  • Em situações de queimaduras, pode-se aplicar compressa com pano úmido em água fria nos olhos até que a pessoa chegue ao pronto socorro.

Existem traumas oculares em que os sintomas não aparecem imediatamente, por isso é importante ficar alerta e observar alterações relevantes que podem acontecer nas próximas 24 horas. Condições como dores de cabeça, visão embaçada e olhos vermelhos devem ser observadas. Caso ocorram, entre em contato com o especialista imediatamente.

Ao receber os cuidados do oftalmologista, conte com detalhes o que aconteceu. Por exemplo: se foi produto químico, informe a substância e a quantidade aproximada. Esse dado é importante para que o médico possa recomendar o tratamento adequado.

Alguns traumas podem ser tratados com medicação ocular, mas, em casos mais graves, a cirurgia pode ser necessária. Por isso, mesmo que considere a sua uma situação leve, não deixe de procurar atendimento. Somente com a avaliação clínica e exames poderemos ter o diagnóstico correto.

Aqui no HOC (Hospital de Olhos Curvelo) você encontra profissionais preparados para cuidar da saúde dos seus olhos. Entre em contato com a gente e marque sua consulta!

Post anterior
5 sinais de que você precisa trocar seus óculos de grau
Próximo post
Ministério da Saúde atualiza procedimentos de prevenção e tratamento da Conjuntivite em recém-nascidos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir