Os óculos são os nossos companheiros todos os dias e é muito importante que mantenhamos esse acessório sempre em bom estado de uso. No entanto, é muito comum vermos pessoas que passam muito tempo sem realizar novas consultas para saber se já está na hora de trocar as lentes.
Pensando nisso, preparamos uma lista com 5 sinais de que está na hora de você trocar os seus óculos de grau.
1 – Dificuldade para enxergar de longe
Comumente presente na miopia, a dificuldade para identificar objetos ou conseguir realizar a leitura de textos que estão distantes, mesmo quando você faz o uso regular de óculos de grau, é certamente um alerta de que é preciso consultar um oftalmologista para revisar seu grau.
2 – Dificuldade para enxergar de perto
Já na hipermetropia, o aumento da dificuldade para enxergar objetos e conseguir realizar a leitura de textos próximos, como as conversas no celular, é um indicativo de que seus óculos precisam de alterações. Além de apontar para uma possível piora no caso, não deixa de ser também um alerta para investigar alguma outra condição ocular.
3 – Dores de cabeça constantes
Durante tarefas que exigem leitura ou até mesmo na hora de assistir a um filme, se há a presença de dores de cabeça constantes ou dores na região ocular, você deve se atentar para a necessidade de alterações em seus óculos. As dores são manifestações do seu corpo a partir do momento em que os óculos não estão mais funcionando da maneira como seus olhos precisam.
4 – Fadiga ocular
No caso de cansaço na vista, mesmo utilizando óculos de grau, você pode estar forçando seus olhos devido ao grau incorreto das suas lentes corretivas. Com o uso constante das telas e com as leituras rotineiras, se os óculos não estiverem adequados, você estará constantemente forçando a visão. Não deixe de consultar o oftalmologista caso sinta a visão embaçada, ardência ou vermelhidão nos olhos.
5 – Vertigem e náusea
No caso desses sintomas não estarem relacionados a outras condições médicas, vertigem e náusea também podem indicar necessidade da troca dos óculos. O grau incorreto gera diferença na percepção de forma geral, o que pode causar uma sensação de desbalanceamento, o que gera a náusea e vertigem.
Caso haja a presença de um dos sintomas citados, procure seu oftalmologista para realizar os ajustes necessárias. Os sintomas não devem ser ignorados, tendo em vista que podem levar a uma piora evolutiva de quem está fazendo a utilização de lentes inadequadas.