5 sinais comuns de problemas de visão na infância

5 sinais comuns de problemas de visão na infância.

Seu filho coça frequentemente os olhos, anda sempre lacrimejando e apresenta mau desempenho na escola? Esses podem ser sinais de problemas de visão!

Uma grande parte de distúrbios oculares se manifesta na infância, assim como problemas refrativos, como miopia e astigmatismo, condições genéticas que muitas vezes podem causar sintomas sutis e passar despercebidas por pais e professores.

Além disso, condições ainda mais graves como glaucoma, ceratocone, estrabismo, ambliopia, síndrome do olho seco e até catarata podem afetar os pequenos.

Em geral, as crianças não conseguem explicar o que sentem, de modo que os problemas de visão podem ficar sem diagnóstico por meses e até anos, prejudicando o desempenho escolar e a qualidade de vida de seus filhos.

Confira neste conteúdo, os 5 sinais mais comuns de problemas de visão na infância e doenças oculares relacionados a eles.

1. Mau desempenho escolar

Este é um dos sinais mais claros de que algo pode estar errado. Dificuldades de aprendizagem, especialmente na primeira infância, devem ser cuidadosamente investigadas.

Se a criança não apresentar sinais de déficit cognitivo, é provável que algo esteja impedindo a correta absorção das informações.

Dos problemas de visão mais associados a essas dificuldades, a miopia ou o astigmatismo são os mais comuns.

Embora não seja considerada uma doença, pode afetar significativamente o desenvolvimento e a qualidade de vida das crianças. Por exemplo, pense em um cenário de sala de aula: não ser capaz de ver o quadro pode levar a criança a ter dificuldade em entender o assunto e consequentemente ter um desempenho pior do que o esperado.

+ Veja também: https://hoc.med.br/como-saber-se-meu-filho-tem-problema-na-visao-5-sinais-para-ficar-de-olho/

2. Olhos grudados na tela

Se o seu filho sempre parece preferir um local o mais próximo possível da TV ou se ele sempre prefere usar o tablet, computador ou celular com os olhos muito mais próximos do que o normal, isso pode ser um sinal de que ele não está enxergando bem.

O problema de visão mais associado a esse sinal também é a miopia, que pode atrapalhar o desenvolvimento da criança.

3. Lacrimejar excessivamente

Se isso não ocorre em situações esperadas, qualquer tipo de secreção ocular – principalmente se for frequente – precisa ser acompanhado de perto pelos pais.

Mesmo que estejam transparentes e não apresentem sinais de infecção, é algo que deve ser levado para avaliação por um oftalmologista se houver recorrência.

Isso pode ser um sintoma de algumas doenças oculares, como:

  • Glaucoma;
  • Uveíte;
  • Conjuntivite;
  • Síndrome dos olhos secos.

4. Coceira constante nos olhos

Se você tem filhos pequenos, deve ter notado que eles tendem a coçar os olhos quando estão com sono. Isso é comum e faz parte do comportamento da maioria das crianças.

No entanto, o problema começa quando essa coceira é constante. Se você perceber que seu filho está constantemente colocando as mãos sobre os olhos, pode ser porque ele está sofrendo de algum tipo de alergia ou conjuntivite.

Além disso, embora pareça um hábito inofensivo, coçar os olhos pode causar danos à visão e levar até mesmo a condições mais graves como o ceratocone.

Descubra nesse artigo a idade certa para levar seu filho ao oftalmologista: 

Qual a idade certa para levar a criança ao oftalmologista?

5. Inclinar a cabeça ou fechar um dos olhos para enxergar

Quando a criança está acostumada a agir dessa maneira, pode ser uma tentativa inconsciente de compensar um problema de visão que geralmente afeta apenas um olho.

Essa condição é chamada de ambliopia e se não for tratada, pode levar ao estrabismo ao longo do tempo. Afinal, um olho está sobrecarregado, tentando compensar a falta do outro.

A consulta com um oftalmologista é a forma mais correta de identificar problemas de visão no seu filho.

Se você notar algum dos sintomas acima, marque uma consulta.

Em Curvelo, você pode contar com o único Hospital referência em Oftalmologia de toda região, o Hospital de Olhos Curvelo.

Temos uma equipe médica especializada desde o atendimento oftalmológico infantil aos idosos. .

Agende sua consulta!

Compartilhe esse Post!

Outros Posts

Menu