5 principais doenças oculares que causam cegueira

Doenças oculares: conheça 5 delas que podem levar à perda da visão

As doenças oculares, entre elas as que causam cegueira, são problemas oftalmológicos que podem ocorrer em qualquer fase da vida e são causadas por uma variedade de razões, incluindo genética, estilo de vida e até mesmo nossos hábitos. Além disso, em casos mais graves, podem levar à cegueira.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 60 a 80% dos casos de cegueira no mundo poderiam ter sido evitados ou tratados. Portanto, consultar um oftalmologista regularmente é uma das melhores maneiras para prevenir doenças que causam perda da visão.

Causas da cegueira

 

  1. Retinopatia Diabética (RD)

A retinopatia diabética (RD) é uma doença que afeta os vasos da retina, região do olho responsável pela formação das imagens enviadas ao cérebro. O aparecimento da retinopatia diabética está relacionado, principalmente, ao tempo de duração do diabetes e ao descontrole da glicemia que leva à disfunção dos vasos da retina.

Esta doença pode surgir tanto nos diabéticos tipo 1 como nos diabéticos tipo 2 e costuma demorar anos para manifestar-se. Normalmente aparece mais cedo nos portadores de diabetes tipo 1 do que nos portadores de diabetes tipo 2.

A retinopatia diabética não dependente somente dos valores da glicemia, mas também de outros fatores como a hipertensão arterial, colesterolemia, tabagismo e um outro, extremamente importante, que é o fator genético/hereditário.

Sintomas

Os sintomas variam bastante com o estágio da doença (proliferativa ou não proliferativa). Na fase inicial, a retinopatia diabética é assintomática (sem sintomas). Por este motivo, o doente com diabetes não deve esperar pelo aparecimento de sintomas visuais, devendo realizar exame de fundo de olho pelo menos uma vez ao ano.

A visão turva é um dos sintomas de retinopatia diabética mais frequentes e ocorre, habitualmente, na fase proliferativa da doença, quando a mácula possui edema e quando os neovasos se rompem e sangram para o vítreo. A hemorragia pode reaparecer e causar visão muito turva.

Saiba mais sobre esta doença CLICANDO AQUI.

  1. Glaucoma

O glaucoma é um doenças que causam cegueira, principalmente pelo aumento da pressão dentro do olho (chamada de pressão intraocular – PIO). Essa elevação da pressão provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, no comprometimento da visão que, se não tratado adequadamente, pode levar à cegueira.

Fazem parte do grupo de risco todas as pessoas com mais de 40 anos, além de negros, míopes, diabéticos e aqueles com histórico familiar da doença. Dependendo da causa que provocou a pressão mais elevada nos olhos, a doença pode ocorrer em qualquer faixa etária.

Sintomas

No início, o glaucoma é uma doença sem sintomas (assintomática). A perda visual só ocorre em fases avançadas, comprometendo primeiro a visão periférica. Em seguida, afeta o campo visual que vai se afunilando progressivamente até transformar-se em visão com campo tubular.

Saiba mais sobre esta doença CLICANDO AQUI.

  1. Catarata

Doença ocular extremamente comum, que causa a cegueira, principalmente em idosos. É provocada pela opacificação (perda da transparência) parcial ou total do cristalino, a lente natural dos nossos olhos.

Pessoas com catarata apresentam a visão nublada, como se olhassem por uma janela embaçada ou enevoada. Essa visão nublada pode tornar mais difíceis tarefas como ler, dirigir ou interpretar a expressão das pessoas.

A catarata que surge na população idosa é chamada senil, sendo esta a forma mais comum. A catarata senil é uma situação que vai ocorrer em praticamente todas as pessoas, principalmente naquelas com mais de 70-80 anos.

Algumas situações, porém, aumentam o risco de opacificação do cristalino, favorecendo o surgimento mais precoce da catarata. Entre os principais fatores de risco podemos citar:

  • Tabagismo;
  • Consumo excessivo de álcool;
  • Exposição excessiva dos olhos à radiação solar;
  • Obesidade;
  • Diabetes mellitus;
  • Hipertensão arterial;
  • Inflamação ocular prévia;
  • Cirurgia oftalmológica prévia;
  • Histórico familiar de catarata.
Sintomas

Os principais sintomas da catarata são: sensação de visão embaçada, alteração contínua da refração (grau dos óculos), maior sensibilidade à luz, espalhamento dos reflexos ao redor das luzes e percepção que as cores estão desbotadas.

Geralmente há uma piora da miopia com redução da visão em baixo contraste e baixa luminosidade, principalmente para longe, comparativamente à visão para perto.

Saiba mais sobre esta doença CLICANDO AQUI.

  1. Descolamento da Retina

Descolamento de retina é uma alteração que se caracteriza pelo desprendimento da retina, estrutura da superfície interna do globo ocular. Essa separação interrompe o fornecimento de nutrientes e promove a degeneração celular.

Os descolamentos de retina podem ocorrer em qualquer idade, mas costumam ser mais frequentes depois dos 40 anos. Os principais fatores de risco para a enfermidade são: alto grau de miopia, cirurgia anterior de catarata, glaucoma, trauma nos olhos, na face ou na cabeça, diabetes descompensado, tumores, processos inflamatórios, história familiar da doença e degeneração do vítreo própria do envelhecimento.

O descolamento da retina é uma urgência médica. Se não for tratado convenientemente e depressa, pode evoluir para perda total da visão.

Sintomas

É importante ressaltar que esta doença não provoca dor, ardor, vermelhidão ou secreção, mas existem sinais e sintomas que alertam para a situação:

  • Pontos ou manchas escuras (moscas volantes) na visão;
  • Faíscas ou flashes de luz (fotopsias) percebidos no campo de visão;
  • Perda súbita da visão ou de parte do campo de visão;
  • Nos casos mais graves, perda total da visão.

Saiba mais sobre esta doença CLICANDO AQUI.

  1. Degeneração Macular Relacionada com a Idade (DMRI)

A DMRI é a principal causa de cegueira em pessoas com mais de 50 anos. Causa danos e desgaste na parte central da retina (chamada mácula), que embaça a visão e causa uma mancha central preta.

A DMRI é uma das causas mais comuns de perda irreversível da visão central em idosos, afetando homens e mulheres. Além disso, a doença prejudica a visão de perto e de longe.

Sintomas

Nos estágios iniciais da doença, a DMRI é assintomática, mas em alguns casos pode ocorrer embaçamento da visão central, especialmente durante as tarefas cotidianas como costurar ou ler.

Por se tratar de uma mudança lenta e gradual, muitas pessoas convivem com a doença por vários anos sem perceber. No entanto, em alguns casos, a doença aumenta rapidamente e pode causar perda de visão em um ou ambos os olhos.

Aprofunde seu conhecimento

Vimos que algumas causas de cegueira são reversíveis, enquanto outras são irreversíveis. Por isso, é imprescindível investir na prevenção e buscar ajuda de um oftalmologista.

Conheça nossa lista de Doenças Oculares e entenda melhor essas e outras doenças que causam cegueira.

https://hoc.med.br/doencas-oculares/

Encontre oftalmologistas qualificados

O acompanhamento com um oftalmologista pode prevenir não só as doenças que causam cegueira, mas também o desenvolvimento de problemas que podem afetar a visão.

Você pode encontrar oftalmologistas de qualidade no Hospital de Olhos Curvelo.

Compartilhe esse Post!

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Outros Posts

Menu