Extensão de cílios: entenda os riscos para a saúde ocular

Fazer alongamento de cílios e ter eles volumosos eleva a aparência, realça o lado mais jovem e aumenta a autoestima, principalmente para as mulheres.

No entanto, vale lembrar que a função dos cílios não se limita a ter um visual mais sedutor. Esses pelos na borda externa da pálpebra desempenham um papel importante na proteção do globo ocular.

Ao mesmo tempo em que atuam como uma barreira física, impedindo a passagem de microrganismos e partículas estranhas, também atuam como sensores, estimulando o fechamento das pálpebras quando corpos estranhos se aproximam.

Dessa forma, os procedimentos estéticos que envolvem o alongamento dos cílios cumprem um papel puramente estético, pois os cílios naturais já exercem uma função protetora.

Portanto, apesar de ter um efeito interessante, esse procedimento pode ter consequências perigosas para os olhos e suas estruturas.

Neste conteúdo explicaremos técnicas desse procedimento e o motivo de ser tão perigoso.

Continue a leitura abaixo!

Técnicas de alongamento de cílios

Atualmente, existem duas formas de aumentar o volume dos cílios sem maquiagem.

A primeira é fixar os fios sintéticos aos fios naturais e a segunda é utilizar substâncias que estimulem o crescimento dos cílios.

Para alongar com fios sintéticos, existem diferentes técnicas dependendo do volume e tamanho desejados. Geralmente, os fios são colados ao fio natural um a um e fixados com um produto específico.

O efeito dura até 2 meses e é necessária uma manutenção, caso queira manter o visual bem apresentado. Os alongamentos com substâncias estimulantes, por outro lado, promovem o crescimento natural dos fios por meio do uso contínuo de produtos como colírios para glaucoma.

Esses colírios têm o efeito colateral de aumentar os pelos na área. Como resultado, eles são absorvidos pelo corpo através da base da pálpebra e causam aumento do volume dos pelos nessa região.

Quais são os riscos do alongamento de cílios?

Embora atraentes, esses procedimentos de alongamento podem colocar em risco a saúde dos olhos.

Ao alongar com colagem, a falta de higiene dos materiais pode causar irritação e inflamação na córnea e até na esclera, o branco do olho.

O uso inadequado da substância adesiva pode causar alergias, inflamação na raiz dos cílios, danos na córnea e ceratite. Além disso, os fios naturais podem cair devido ao estresse causado pelos fios sintéticos.

A quebra do pelo é outra consequência dos removedores usados ​​para retirar os pelos artificiais, o que pode danificar os pelos naturais.

Em relação ao alongamento com substâncias presentes nos colírios de glaucoma, os efeitos colaterais podem ser olheiras, alterações na pigmentação da íris, hiperpigmentação da pele da pálpebra inferior e malformações fetais e aborto espontâneo, nos casos em que as gestantes fazem esse procedimento.

Cuidados ao realizar o procedimento

Se mesmo sabendo dos riscos você ainda optar pelo alongamento de cílios, prefira a opção realizada com fios sintéticos.

Tenha o cuidado de selecionar profissionais adequados e preste atenção à higiene dos locais. Caso sinta coceira, vermelhidão, ardência ou dor nos olhos após o procedimento, procure seu oftalmologista imediatamente.

Olhos são extremamente importantes e precisam ser bem cuidados.

Entre em contato conosco e marque sua consulta com nossos oftalmologistas.

Mas aí, gostou das nossas dicas de como cuidar corretamente dos seus cílios? Compartilhe o nosso blog com amigos e família!

Nos siga nas redes sociais para ficar por dentro de mais dicas de como cuidar melhor da sua saúde ocular e marque a sua consulta conosco!

Compartilhe esse Post!

, , , , , , , , , , , , , , ,

Outros Posts

Menu