Mulheres têm mais problemas de visão do que homens

Estima-se que há 45 milhões de pessoas cegas no mundo e, desse total, dois terços (30 milhões) são mulheres e isso acaba gerando a duvida, mulheres têm mais problemas de visão do que homens?

Além delas serem mais propensas a quase todas as doenças oculares, um dado levantado nos últimos anos levou a um sinal de alerta: 91% não sabe dessa informação.

Mas, qual o motivo e quais são os cuidados que as mulheres precisam ter ao longo da vida e especialmente durante a gravidez?

No post de hoje explicamos quais os fatores levam as mulheres a sofrerem com mais problemas visuais do que os homens e como garantir que todas tenham uma visão saudável.

Alterações hormonais podem ser as responsáveis

Biologicamente, as principais responsáveis pelos maiores casos de problemas oculares em mulheres são as alterações hormonais.

Devidas às mudanças que as mulheres experimentam ao longo de suas vidas, pela gravidez e menopausa, as chances de desenvolverem uma doença ocular e perder a visão permanentemente são maiores comparadas ao sexo oposto.

Durante a menopausa, por exemplo, a baixa produção de hormônios, como o estrogênio e a testosterona, diminui a produção de lágrimas e leva ao aumento de problemas visuais, como o olho seco.

Outro fator que leva aos maiores números comparados ao sexo oposto é o uso de contraceptivos e anticoncepcionais.

As substâncias presentes, além de modificarem toda a produção de hormônios, são responsáveis por algumas alterações oculares que, a longo prazo, podem se tornar problemas mais graves.

A atenção deve ser redobrada na gravidez

Durante a fase da gravidez, o cuidado com a visão deve ser ainda mais constante.

Sintomas mais sérios podem ser um sinal de pré-eclâmpsia e levar à perda temporária de visão.

Essa alteração na pressão arterial pode ser identificada a partir da 20ª semana de gestação e em até 8% dos casos é diagnosticado através dos olhos.

Sinais como sensibilidade à luz, visão dupla ou pontos de luzes intermitentes podem indicar a pré-eclâmpsia e precisam ser comunicados o mais breve possível ao seu médico ou oftalmologista.

Diabetes na gravidez

Além disso, mulheres diabéticas em fase de gestação podem sofrer ainda mais complicações.

As altas taxas de açúcar no sangue podem danificar vasos sanguíneos que alimentam a retina, o que é agravado durante a gravidez.

Se você é diabética e planeja ter um filho, fale com seu médico ou oftalmologista para fazer exames oculares durante a gestação e ter acompanhamento de perto durante toda essa fase.

VEJA TAMBÉM

Continue navegando no nosso blog. Separamos alguns artigos que podem ser do seu interesse:

5 doenças oculares causadas pela diabetes

Maquiagem: dicas e opções para evitar irritações nos olhos e na pele

Como saber se meu filho tem problema na visão: 5 sinais para ficar de olho

 
 

Compartilhe esse Post!

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Outros Posts

Menu