Catarata: como reconhecer os sinais da doença?

Se você chegou até aqui, é provável que esteja buscando informações sobre a catarata ou até mesmo sentindo os sintomas da doença.

A catarata é uma doença ocular que afeta o cristalino, a lente do nosso olho, tornando-a opaca e causando a conhecida vista embaçada e a perda da capacidade total da visão.

Essa é uma doença com tratamento simples, mas que pode levar à cegueira total se não for tratada.

A catarata afeta, em maiores números, pessoas acima de 55 anos, porém existem outros tipos da doença que podem acometer pessoas jovens ou até crianças.

Por isso, no post de hoje, eu vou te contar quais são os principais tipos de catarata, seus principais sintomas e quais são os tratamentos.

Continue a leitura!

 

Como saber se eu tenho catarata

O principal sintoma da catarata é a visão embaçada e a perda gradativa da visão. No entanto, existem outros sintomas comuns que podem indicar o desenvolvimento da doença:

 

  • Dificuldade para enxergar em lugares com pouca luz
  • Visão dupla
  • Sensibilidade à luz
  • Enxergar círculos
  • Diminuição da sensibilidade às cores
  • Alteração frequente de grau dos óculos ou lentes de contato

 

Se você identificar algum dos sintomas acima, é necessário procurar um médico oftalmologista para examinar se há opacidade no cristalino com um aparelho chamado oftalmoscópio. Só assim é possível receber o diagnóstico correto.

Vale lembrar que a catarata precisa ser tratada o quanto antes pois ela pode desenvolver e levar à cegueira, especialmente se você possui diabetes.

 

Quais são os tipos de catarata?

Catarata Senil

A catarata senil é o tipo mais comum e está relacionada à idade, atingindo geralmente pessoas acima dos 55 anos.

Isso porque, com o passar dos anos, o cristalino do olho também envelhece e começa a perder a transparência e a capacidade total da visão.

No entanto, isso não significa que qualquer pessoa acima dos 55 anos vá desenvolver catarata. Isso vai depender de fatores genéticos, estilo de vida e alguns outros que nós vamos falar em seguida.

 

A catarata senil afeta o cristalino de formas diferentes, por isso também pode ser dividida em tipos:

Catarata Nuclear: esse tipo é geralmente associado à idade e é quando aquela parte turva e esbranquiçada atinge o centro do olho.

Catarata Cortical: aparece em volta das extremidades do núcleo em forma de cuia ou em direção ao centro do olho em forma de raios.

Catarata Subcapsular Posterior: esse tipo de catarata senil geralmente se desenvolve em pessoas diabéticas e de uma forma mais rápida que os demais tipos, afetando a parte de trás e do córtex da lente.

 

Traumática

Esse tipo de catarata geralmente se desenvolve após algum trauma que afete o olho.

Pode se desenvolver a partir de doenças oculares inflamatórias como uveíte, glaucoma agudo, alta miopia, distrofia hereditária de fundo de olho e o uso de medicamentos contendo esteróides.

Por isso é tão importante cuidar desses tipos de doença, especialmente o glaucoma ou a miopia, para que não se desenvolvam em formas graves e levem à catarata.

 

Catarata Congênita

A catarata congênita geralmente afeta bebês que nascem com a condição.

É um tipo de catarata que é desenvolvida durante a gestação, causada por uma má formação. No entanto, essa é uma forma rara da doença e muitas vezes não apresenta sintomas.

Quando detectada rapidamente, ela pode ser removida através de cirurgia, sem interferir na visão do bebê e contribuindo para o desenvolvimento saudável dos olhos.

Por isso é importante realizar o teste do olhinho, o acompanhamento pré-natal e o exame ocular no recém-nascido.

 

Catarata Diabética

Quem tem diabetes deve redobrar o cuidado, porque este é um fator que pode piorar o caso de catarata.

Esse tipo de catarata pode se manifestar de maneira precoce, antes dos 55 anos e em pessoas que possuem diabetes.

Isso acontece porque o excesso de glicose existente no sangue danifica os vasos sanguíneos dentro da retina e o organismo não consegue usar a insulina de forma correta, comprometendo a visão e causando catarata.

Esse tipo é relativamente perigoso e deve ser acompanhado e tratado o mais rápido possível, porque possui um desenvolvimento rápido e pode levar à cegueira em pouco tempo.

 

Para entender melhor o que é a catarata, quais os tipos e tratamentos, você pode conferir este podcast do Dr. Drauzio Varella a respeito da doença:

DrauzioCast #49 | Catarata

 

Tratamento para a Catarata em Curvelo

O único tratamento atualmente para a catarata é a cirurgia, na qual há a retirada do cristalino opaco para o implante de uma lente intraocular no local.

É uma cirurgia super simples, feita com anestesia local, totalmente indolor, com duração média de menos de 1 hora e alta no mesmo dia.

Como Funciona a Cirugia de Catarata

 

Vale lembrar que, além da correção da catarata, a cirurgia também pode corrigir o astigmatismo, hipermetropia e miopia, dependendo do tipo de lente que for utilizada e acabar com a dependência dos óculos.

Em Curvelo, o tratamento de catarata pode ser feito no Hospital de Olhos, com uma equipe médica especialista em oftalmologia, membros do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Oftalmologia.

No Hospital de Olhos o tratamento pode ser feito desde a consulta, passando pelos exames complementares e a realização da cirurgia com equipamentos de última geração.

Post anterior
5 benefícios reais que o Hospital de Olhos traz para Curvelo e região
Próximo post
Como saber se meu filho tem problema na visão: 5 sinais para ficar de olho

Compartilhe esse Post!

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Outros Posts

Menu