HIPERMETROPIA

Hipermetropia

A hipermetropia é um erro de refração que faz com que a imagem seja focada atrás da retina. Dessa forma, a capacidade refratária é alterada em relação aos olhos com visão normal. A hipermetropia causa dificuldade para enxergar objetos próximos e principalmente para leitura de textos.

SINTOMAS DA HIPERMETROPIA


Uma pessoa com hipermetropia precisa forçar os olhos a fim de enxergar nitidamente um objeto próximo. Isso causa fadiga ocular, além dos sintomas descritos a seguir:

  • Visão embaçada ao ler um livro ou ao focar em objetos que estão próximos;
  • Necessidade de apertar os olhos para melhorar o foco;
  • Sensação de dor ou ardência ao redor dos olhos;
  • Dor de cabeça frequente ou após executar tarefas que exijam atenção;
  • Dificuldade em focalizar imagens próximas;
  • Falta de concentração;
  • Olhos lacrimejantes ou que piscam em excesso;
  • Necessidade de esfregar os olhos com frequência.

A hipermetropia pode estar associada a outras dificuldades, tais como:

  • Estrabismo: Algumas crianças com hipermetropiapodem desenvolver o quadro denominado estrabismo (ou visão cruzada). O uso de óculos concebidos para corrigir a hipermetropia também é capaz de corrigir o estrabismo.
  • Redução da qualidade de vida: caso não sejam corrigidos, os sintomas da hipermetropia podem afetar a qualidade de vida. Isso muitas vezes ocorre por causa da constante dor de cabeça e da perda da capacidade de concentração, causadas pelo estresse ocular.
  • Impedimento de segurança: para a própria segurança, é importante que você não dirija ou use equipamentos mecânicos se tiver um problema de visão que ainda não tenha sido corrigido.

A hipermetropia afeta inicialmente as crianças mais novas, com taxas de prevalência de 8% aos seis anos de idade e de 1% aos 15 anos de idade. Depois volta a ser comum a partir dos 40 anos de idade, afetando cerca de metade das pessoas.

CAUSAS


A hipermetropia pode ter duas causas essenciais:

  • 1º Alteração da curvatura da córnea, isto é, a córnea é mais plana que o normal e leva à formação da imagem dos objetos atrás da retina.
  • 2º Axial – A hipermetropia ocorre quando o comprimento do olho é menor do que o comprimento ótico.

TRATAMENTO


A hipermetropia pode ser corrigida com o uso de óculos, lentes de contato ou por meio de cirurgia.

Óculos: o uso de lentes corretivas torna a visão mais focada e elimina a dor de cabeça causada pelo estresse ocular, uma vez que ajuda a focar as imagens na distância correta

Lentes de contato: as lentes também funcionam corrigindo a refração distorcida, o que permite um foco mais preciso. Para algumas pessoas, essa é a opção de escolha, já que aumenta o campo visual e pode acabar sendo mais confortável, apesar de exigir alguns cuidados a mais se comparados aos dos óculos.

Cirurgia refrativa: a cirurgia pode corrigir a distorção da visão causada pela hipermetropia, podendo diminuir e até mesmo eliminar a dependência do uso dos óculos e das lentes de contato, proporcionando maior comodidade, economia e qualidade de vida.

Cirurgia de Facoemulsificação: Se tiver mais de 50 anos, o tratamento para hipermetropia pode ser efetuado através da facoemulsificação do cristalino e implante lentes intraoculares permitindo boa acuidade visual em todas as distâncias sem óculos.

Cuidar da sua visão é muito importante. Mesmo com hipermetropia, é possível levar uma vida normal, se indicado o tratamento adequado. Por isso, se aparecerem os sintomas que comprometam a qualidade de visão, não deixe de procurar um especialista.

Menu